Academia Ludoviense de Letras comemora seu sexto aniversário a partir do próximo dia 08 de agosto

Serão três dias de eventos, 08, 10 e 17. A vasta programação contará com palestras sobre a contribuição literária de Maranhão Sobrinho e Celso de Magalhães; além do relançamento da exposição França Equinocial, que trará novidades, como o quadro “Reunião real no Louvre”, que retrata o momento da decisão do início da ocupação européia no Maranhão. Em seguida será seguido um coquetel preparado com produtos típicos da culinária franco-tupi. No segundo dia será realizado um show musical, dentre outras atividades. Os eventos da ALL serão abertos ao público em geral, além de gratuitos

A Academia Ludovicense de Letras dará início no próximo dia 08 de agosto, em grande estilo, às comemorações do seu sexto aniversário de fundação. Serão três dias de realização de atividades culturais diversificadas, nos dias 08, 10 e 17 de agosto. De acordo com o atual presidente, o pesquisador e turismologo Antonio Noberto, “a ALL todo ano faz uma espécie de abertura das comemorações do aniversário da cidade”, iniciando as atividades sempre no dia 08 de agosto, portanto, um mês antes do aniversário da capital maranhense. Na programação deste ano a Academia iniciará as homenagens aos imortais que fazem ano fechado, “de buraco”. Os membros da ALL decidiram em Assembleia que o patrono homenageado de 2019 será o escritor Maranhão Sobrinho, que completa 140 anos de nascimento. Na oportunidade será ministrada uma palestra sobre Maranhão Sobrinho, que acontecerá logo em seguida a reinauguração da exposição França Equinocial, e será ministrada no térreo da Casa Huguenote a partir das 19h15, pelo escritor Kissyan Castro, da Academia Barracordense de Letras. Na ocasião acontecerá uma exposição de documentos sobre Maranhão Sobrinho. O outro homenageado nas comemorações do aniversário da ALL será o promotor e abolicionista Celso de Magalhães, que completa 170 anos de nascimento neste segundo semestre. A ALL também realizará a entrega de diplomas de novos membros correspondentes, residentes no Brasil e no exterior.

A abertura das comemorações do aniversário, no dia 08, será na Casa de Cultura Huguenote Daniel de la Touche, localizada no Beco Catarina Mina, no Centro Histórico de São Luís. No dia 10, data do aniversário da Academia, os eventos acontecerão no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias. No dia 17, a Academia homenageará a memória de Celso de Magalhães com uma palestra que será ministrada pela promotora de justiça, Dra Elimar Figueiredo, a partir das 19h, na Livraria e espaço cultural AMEI, no São Luís Shopping. Abaixo a programação completa de aniversário.

Programação

✔ Dia 08 de agosto

Onde: Casa Huguenote Daniel de la Touche, Beco Catarina Mina, Centro Histórico de São Luís.

A abertura acontecerá às 17h30 do dia 08 de agosto, na Casa de Cultura Huguenote Daniel de la Touche, espaço localizado no Beco Catarina Mina, próximo à rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís. Nesse horário, no piso superior da Casa Huguenote, acontecerá a reinauguração da exposição França Equinocial para sempre,
trabalho idealizado pelo pesquisador Antonio Noberto, e vencedor do Prêmio Cazumbá de Turismo 2012, na categoria “Melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís”. A exposição também fez parte das comemorações dos 400 anos de Braganca, primeira cidade do Pará, fundada por Daniel de la Touche em 1613. Entre as novidades da reinauguração da exposição, o quadro “Reunião real no Louvre”, tela que retrata o encontro que selou a decisão de ocupação oficial do Maranhão e da parte setentrional do Brasil, com sede em São Luís-MA. E diversas outras novidades serão apresentadas na ocasião. Logo em seguida, será servido um coquetel preparado com produtos típicos da culinária franco-tupi, como macaxeira, beiju, mel, abóbora, babaçu, sapucaia, cubos de cana, garapa de cana, licor, vinho, açúcar, urucum, camarão, farinha, etc. Em seguida, às 19h15, será ministrada uma palestra sobre o escritor homenageado do ano de 2019, o imortal barracordense Maranhão Sobrinho, que completa 140 anos de nascimento. Na oportunidade, será exibido um pequeno acervo do homenageado.

✔ No dia 10

A Academia comemora seis anos no dia 10 de agosto, dia de nascimento do poeta Antonio Gonçalves Dias. Nesta data, a programação da ALL acontecerá no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias, Largo dos Amores, quando será realizado um sarau poético, a diplomação de novos membros correspondentes da Academia e, ao final, uma apresentação musical.

✔ no dia 17

A programação do dia 17 de agosto acontecerá na Livraria e espaço cultural AMEI, no São Luís Shopping. A Academia promoverá uma palestra a ser ministrada pela Promotora de justiça, Dra Elimar Figueiredo. Em seguida, o presidente da ALL fará o anúncio da abertura de uma vaga para novo membro da Academia e anunciará também o calendário eleitoral.

Os eventos da Academia Ludovicense de Letras são abertos ao público em geral e gratuitos.

Fonte: ALL

Compartilhe esta informação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *